Mesmo antes de seu nascimento, a vida de Florbela
Espanca já estava marcada pelo inesperado, pelo dramático, pelo incomum.
Seu pai, João Maria Espanca era casado com Maria
Toscano. Como a mesma não pôde dar filhos ao marido, João Maria se valeu de uma
antiga regra medieval, que diz que quando de um casamento não houver filhos, o
marido tem o direito de ter os mesmos com outra mulher de sua escolha. Assim,
no dia 8 de dezembro de 1894 nasce Flor Bela Lobo, filha de Antónia da
Conceição Lobo. João Maria ainda teve mais um filho com Antónia, Apeles. Mais
tarde, Antónia abandona João Maria e os filhos passam a conviver com o pai e
sua esposa, que os adotam.
Florbela entra para o curso primário em 1899, passando
a assinar Flor d’Alma da Conceição Espanca. O pai de Florbela foi em 1900 um
dos introdutores do cinematógrafo em Portugal. A mesma paixão pela fotografia o
levará a abrir um estúdio em Évora, despertando na filha a mesma paixão e
tomando-a como modelo favorita, razão pela qual a iconografia de Florbela,
principalmente feita pelo pai, é bastante extensa.
Em 1903, aos sete anos, faz seu primeiro poema, A Vida
e a Morte. Desde o início é muito clara sua precocidade e preferência a temas
mais escusos e melancólicos.
Em 1908 Antônia Conceição, mãe de Florbela, falece.
Florbela então ingressa no Liceu de Évora, onde permanece até 1912, fazendo com
que a família se desloque para essa cidade. Foi uma das primeiras mulheres a
ingressar no curso secundário, fato que não era visto com bons olhos pela sociedade
e pelos professores do Liceu. No ano seguinte casa-se no dia de seus 19 anos
com Alberto Moutinho, colega de estudos.
O casal mora em Redondo até 1915, quando regressa à
Évora devido a dificuldades financeiras. Eles passam a morar na casa de João Maria
Espanca. Sob o olhar complacente de Florbela ele convive abertamente com uma
empregada, divorciando-se da esposa em 1921 para casar-se com Henriqueta de
Almeida, a então empregada.
Voltando a Redondo em 1916, Florbela reúne uma seleção
de sua produção poética de 1915 e inaugura o projeto Trocando Olhares,
coletânea de 88 poemas e três contos. O caderno que deu origem ao projeto
encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa, contendo uma profusão de poemas,
rabiscos e anotações que seriam mais tarde ponto de partida para duas
antologias, onde os poemas já devidamente esclarecidos e emendados comporão o
Livro de Mágoas e o Livro de Soror Saudade.
Regressando a Évora em 1917 a poetisa completa o 11º
ano do Curso Complementar de Letras, e logo após ingressa na Faculdade de
Direito da Universidade de Lisboa. Após um aborto involuntário, se muda para
Quelfes, onde apresenta os primeiros sinais sérios de neurose. Seu casamento se
desfaz pouco depois.
Em junho de 1919 sai o Livro de Mágoas, que apesar da
poetisa não ser tão famosa faz bastante sucesso, esgotando-se rapidamente. No
mesmo ano passa a viver com Antônio Guimarães, casando-se com ele em 1921. Logo
depois Florbela passa a trabalhar em um novo projeto que a princípio se
chamaria Livro do Nosso Amor ou Claustro de Quimeras. Por fim, torna-se o Livro
de Soror Saudade, publicado em janeiro de 1923.
Após mais um aborto separa-se pela segunda vez, o que
faz com que sua família deixe de falar com ela. Essa situação a abalou muito. O
ex-marido abriu mais tarde em Lisboa uma agência, “Recortes”, que enviava para
os respectivos autores qualquer nota ou artigo sobre ele. O espólio pessoal de
Antônio Guimarães reúne o mais abundante material que foi publicado sobre
Florbela, desde 1945 até 1981, ano do falecimento do ex-marido. Ao todo são 133
recortes.
Em 1925 Florbela casa-se com Mário Lage no civil e no
religioso e passa a morar com ele, inicialmente em Esmoriz e depois na casa dos
pais de Lage em Matosinhos, no Porto.
Passa a colaborar no D. Nuno em Vila Viçosa, no ano de
1927, com os poemas que comporão o Charneca em Flor. Em carta ao diretor do D.
Nuno fala da conclusão de Charneca em Flor, e fala também da preparação de um
livro de contos, provavelmente O Dominó Preto.
No mesmo ano Apeles, irmão de Florbela, falece em um
trágico acidente, fato esse que abalou demais a poetisa. Ela aferra-se à
produção de As Máscaras do Destino, dedicando ao irmão. Mas então Florbela
nunca mais será a mesma, sua doença se agrava bastante após o ocorrido.
Começa a escrever seu Diário de Último Ano em 1930.
Passa a colaborar nas revistas Portugal Feminino e Civilização, trava também
conhecimento com Guido Batelli, que se oferece para publicar Charneca em Flor.
Florbela então revê em Matosinhos as provas do livro, depois de tentar o
suicídio, período em que a neurose se agrava e é diagnosticado um edema
pulmonar.
Em dois de dezembro de 1930, Florbela encerra seu
Diário do Último Ano com a seguinte frase: “… e não haver gestos novos nem
palavras novas.” Às duas horas do dia 8 de dezembro – no dia do seu aniversário
Florbela D’Alma da Conceição Espanca suicida-se em Matosinhos, ingerindo dois
frascos de Veronal. Algumas décadas depois seus restos mortais são
transportados para Vila Viçosa, “… a terra alentejana a que entranhadamente
quero”.
FONTES:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/projtelecolab/tintalusa/
numerodois/tl3.html
http://purl.pt/272/2/index.html
http://www.torre.xrs.net/
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