As anfitriãs deste mês de agosto, Giselda Medeiros e Neide Azevedo Lopes, da Sociedade Amigas do Livro, prestaram uma significativa homenagem a Artur Eduardo Benevides, Príncipe dos Poetas Cearenses, em razão de seu nonagésimo aniversário.
Inicialmente, Neide Azevedo leu sua biografia (resumida). Em seguida, Giselda Medeiros apresentou uma apreciação sua sobre o livro "Elegia Setentã e Outros Poemas de Entardecer".
Neide Azevedo Lopes
BIOGRAFIA DE ARTUR EDUARDO BENEVIDES
ARTUR Eduardo
BENEVIDES - Nasceu em Pacatuba, 25 de julho de 1923, filho de Artur Feijó
Benevides e Maria do Carmo Eduardo Benevides. Fez os preparatórios no Colégio
São Luís e no Liceu, bacharelando-se em 1947 pela Faculdade de Direito do
Ceará. Bacharel em Letras (1970). Presidiu o Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua
e a Sociedade Acadêmica de Cultura Iniciou-seno jornalismo (“Correio do Ceará”,
“Unitário”, “O Povo”, “O Nordeste”). Um dos fundadores do Grupo Clã, de cuja
revista foi assíduo colaborador. Também escreveu em “Valor”. Professor Emérito
da Faculdade de Filosofia do Ceará. Diretor da Faculdade Católica de Filosofia.
Professor titular da Universidade Federal do Ceará. Dirigiu o Departamento
Regional do SENAC (Serviço de Aprendizagem Comercial) e o Centro de Estudos
Brasileiros da Universidade de Rosário (Argentina). Príncipe dos poetas
cearenses, a partir de 1985. Foi Diretor da José de Alencar. Ocupou o cargo de
Chefe da Procuradoria da extinta LBA (Legião Brasileira de Assistência) no
Ceará. Visitou grandes universidades européias (Oxford, Colônia, Bonn,
Sorbonne, Lisboa), em todas colhendo observações práticas sobre currículos e
orientação pedagógica. Participou do 1 Congresso Internacional de Escritores,
do II Congresso Brasileiro de Escritores, dos Congressos Cearenses de
Escritores e de Poesia.
Titular da cadeira n° 40 (patrono: Visconde de Sabóia), coube-lhe a honra de presidir a instituição no seu centenário, fazendo realizar programação comemorativa de alto nível. Portador de numerosas condecorações e medalhas, entre elas a do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará, a Justiniano de Serpa (por serviços prestados à educação), a José de Alencar (pelos serviços prestados às letras e artes cearenses), a de Honra ao Mérito do SENAC (por sua colaboração à melhoria do ensino técnico-profissional no Brasil) e a Cidade de Fortaleza (concedida pela Câmara Municipal da capital cearense). Da Academia Cearense de Língua Portuguesa, da Academia Cearense de Retórica.
Membro correspondente da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro. Sua bibliografia é valiosa, reunindo importantes premiações; estreou em 1944 com os poemas de Navio da Noite; vieram depois Os Hóspedes (1946, em parceria com Aluísio Medeiros, Antônio Girão Barroso e Otacílio Colares). Outros livros de poesia: A Valsa e a Fonte (1950); Cancioneiro da Cidade de Fortaleza (1953); O Habitante da Tarde (1958); O Tempo; O Caçador e as Cousas Longamente Procuradas (1966); Canção da Rosa dos Ventos (1966);-O Viajante da Solidão (1969); Vida de Andarilho (1974); Elegias de Outono e Canção de Muito Amar e de Adeus (1974); Arquitetura da Névoa (1979); A Rosa do tempo ou o Intérmino Partir (1981); Sonetos à Beira-Mar e Elegias do Espaço Imaginário (1981), e Inventário da Tarde (1983), afora outros. Como ensaísta, publicou: A Lâmpada e os Apóstolos (1982); Universidade e Humanismo (1971); Uma Vida a Serviço da Cultura (1973); Idéias e Caminhos (1974); Evolução da Poesia e do Romance Cearense (1976); O Tema da Saudade na Poesia Luso-Brasileira (1979); Literatura do Povo: Alguns Caminhos (1980), e Camões - Um Tema Brasileiro (1983). Também se incluem na sua produção os contos de Caminho sem Horizonte (1958), a Antologia de Poetas Bissextos do Ceará (1970) e obras sobre educação. Detentor dos prêmios “Cassiano Ricardo”, de São Paulo; “Filgueiras Lima, do Ceará; “Farias Brito”, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; “José Albano”, da Universidade Federal do Ceará, e “José Veríssimo”, da Academia Brasileira de Letras.Fonte:1001 Cearenses Notáveis-F. Silva Nobre.
Data de Nascimento:25/07/1923
Titular da cadeira n° 40 (patrono: Visconde de Sabóia), coube-lhe a honra de presidir a instituição no seu centenário, fazendo realizar programação comemorativa de alto nível. Portador de numerosas condecorações e medalhas, entre elas a do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará, a Justiniano de Serpa (por serviços prestados à educação), a José de Alencar (pelos serviços prestados às letras e artes cearenses), a de Honra ao Mérito do SENAC (por sua colaboração à melhoria do ensino técnico-profissional no Brasil) e a Cidade de Fortaleza (concedida pela Câmara Municipal da capital cearense). Da Academia Cearense de Língua Portuguesa, da Academia Cearense de Retórica.
Membro correspondente da Academia Cearense de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro. Sua bibliografia é valiosa, reunindo importantes premiações; estreou em 1944 com os poemas de Navio da Noite; vieram depois Os Hóspedes (1946, em parceria com Aluísio Medeiros, Antônio Girão Barroso e Otacílio Colares). Outros livros de poesia: A Valsa e a Fonte (1950); Cancioneiro da Cidade de Fortaleza (1953); O Habitante da Tarde (1958); O Tempo; O Caçador e as Cousas Longamente Procuradas (1966); Canção da Rosa dos Ventos (1966);-O Viajante da Solidão (1969); Vida de Andarilho (1974); Elegias de Outono e Canção de Muito Amar e de Adeus (1974); Arquitetura da Névoa (1979); A Rosa do tempo ou o Intérmino Partir (1981); Sonetos à Beira-Mar e Elegias do Espaço Imaginário (1981), e Inventário da Tarde (1983), afora outros. Como ensaísta, publicou: A Lâmpada e os Apóstolos (1982); Universidade e Humanismo (1971); Uma Vida a Serviço da Cultura (1973); Idéias e Caminhos (1974); Evolução da Poesia e do Romance Cearense (1976); O Tema da Saudade na Poesia Luso-Brasileira (1979); Literatura do Povo: Alguns Caminhos (1980), e Camões - Um Tema Brasileiro (1983). Também se incluem na sua produção os contos de Caminho sem Horizonte (1958), a Antologia de Poetas Bissextos do Ceará (1970) e obras sobre educação. Detentor dos prêmios “Cassiano Ricardo”, de São Paulo; “Filgueiras Lima, do Ceará; “Farias Brito”, da Prefeitura Municipal de Fortaleza; “José Albano”, da Universidade Federal do Ceará, e “José Veríssimo”, da Academia Brasileira de Letras.Fonte:1001 Cearenses Notáveis-F. Silva Nobre.
Data de Nascimento:25/07/1923
Giselda Medeiros
Artur Eduardo Benevides
Um Artista Humano e Divino
Heschel,
em bela página do volume “Deus em
Busca do Homem” (São Paulo: Ed. Paulinas, 1975), assim se expressa: “Poucos são capazes de se elevar em raros
momentos sobre o próprio nível da terra. Mas é nesse momento que descobrimos
que a essência da existência humana consiste em estar suspenso entre o céu e a
terra”.
Toca-nos
esse pensamento definidor do poder encantatório da natureza, essência
intrínseca do ser, quando terminamos de ler Artur Eduardo Benevides em “Elegia Setentã e Outros Poemas de Entardecer”
(Fortaleza: Editora ABC, 1996).
Com
efeito, sentimos aflorar-nos a essência, suscitada pelo êxtase da Poesia,
porque o Autor tem esse dom: o de nos colocar entre o céu do poema e a terra
fecundada pelo sêmen da metáfora. Sabe ele nos conduzir a esse intermezzo,
a esse paraíso suspenso, aonde vamos abeberar-nos do vinho sagrado e do pão,
consubstanciados no Belo.
Pelas
trilhas de “Elegia Setentã”,
visualizamos, com os olhos cheios de admiração, a vereda da poesia, onde
nos deparamos com um guardador de metáforas e navegações ou um pobre
D. Quixote a imitar a esperança de uns olhos de criança, enquanto ao
longe, ouve-se o som da última parvana.
Falar
de Artur Eduardo Benevides é falar da própria poesia, pois é nele que ela
encontra seu nascedouro e sua foz. É ela que o mantém em juventude para
enlear-se à Amada, confundindo-se, inteiro, corpo e alma, n’uma lágrima
pendente ou na divina tolice dos que amam, enfrentando, contudo, o
plúmbeo tom do outono, quando os cabelos já tomam a cor das despedidas,
pois seu maior temor é o de morrer longe dos olhos da Mulher Amada. E,
embora reconhecendo os efeitos da marcha inexorável do tempo, que flui sobre
tudo com fúria indomável, poeta que é, desabafa em seu “Segundo Soneto dos
Setent’Anos”: Recuso-me, contudo, a envelhecer. / Um grande amor chegou. Por
que morrer? / Por que sentir as cousas terminadas?, para, em seguida,
aceitar a brutal realidade ontológica: “Não posso ser eterno. Sou tão pouco!
O
sonho, um dos temas sempre presente no universo criacional de Artur, ganha
relevo especial no “Soneto dos Sonhos”, em que o poeta se define um ser
onírico, reincidente, e, por força disso, eles (os sonhos) sempre voltam belos
como as aves, a recompor os rumos mais perdidos. E o poeta sabe que sonhar
é preciso, como reforça no “Soneto Autobiográfico” que, pela beleza
sugestiva das imagens, chega-nos como uma tela fotográfica de si mesmo. E quem
o conhece, sabe-a verdadeira e autêntica. Vejamos estes versos: O meu modo
solene, o jeito vago, / A melódica forma de enfrentar / Os problemas, as lutas,
o desar / E as outras cousas que em silêncio trago, / Nasceram quais nenúfares
no mar, / Ou serenas visões de um grande lago. /.../ Habito etérea torre em
decadência, / Mas essa é minha marca de existência. / O meu destino. Ou sorte.
Ou meu fanal.
A
presença de Thanatos também é constante e traz ao “Elegia Setentã” um certo tom de desalento, pondo em evidência a
condição indigente dos seres. No entanto, é ao pé do Amor e nos braços
da Amada que ele se refaz e canta altíssono, como nestes versos de “Utopia”: Poeta
e amante sendo, em mim o sentimento / Deixou de ser maré ou ímpeto de rio. /
Mas sigo altivo e lanço longo desafio / A tudo o que em tristeza vem na voz do
vento”. E arremata em “Improviso”:
Ainda assim, Amada, ainda assim, / A Deus, agradecido, louvarei, / Porque, ao
te encontrar, eu me encontrei.
Aliás,
a inelutabilidade da morte é para Artur um dos temas mestres, como o é para o
universo de Rilke, que assevera: A Morte é grande. / Nós somos suas bocas
ridentes: / se fala a Vida por nossa voz, / Ela, atrevida, soluça em nós. E
é esse universo desconhecido da Morte, que nos oprime, o que nos faz pensá-la
como infame criatura cheia de iras, a nos tolher inapelavelmente. E, quando
mais queremos viver, eis que, de dentro de nós, ela salta com sua surda foice e
nos interdita.
Hegel
considera a arte como um produto da fantasia e a vê como um dos fenômenos mais
típicos do homem, sugeridos pela sua natureza espiritual. Portanto, para a
expressão do Belo, é necessária, sobretudo, uma síntese de imaginação e
sentimento, sob uma boa dose de talento, como é o caso de Artur Eduardo
Benevides. Ele sabe, com mestria, transpor a arte do plano abstrato para o
concreto. É um poeta fecundo, superdotado de inteligência, e sua arte é, por
isso, autotranscendente. Sua poesia é um vértice de luz a projetar-se na
eternidade dos tempos, superando a finitude do espaço físico. É um artista
humano e divino, pois, efetivamente, sabe despertar em nós a “essência”,
pondo-nos suspensos entre o céu e a terra.
“Elegia Setentã e Outros Poemas de Entardecer”
é, pois, genuína expressão da arte, ipsis litteris, constituindo-se um
verdadeiro canto outonal, cujas notas marcantes são o amor, a saudade, o sonho,
a melancolia, a solidão, a morte, o mar. O mar – esse guardião de espantos – que
sempre atraiu o poeta e se transfigura nas noites do poema.
É
com essas notas musicais que Artur Eduardo Benevides tece sua canção setentã.
E, enlevadas, as musas vêm roubar do tempo a eterna juventude para vertê-la
sobre a fronte do Príncipe-Poeta, já ungida pelo beijo vivificante da Amada,
que o envolve com sua paz de nuvens e canção.
Giselda Medeiros
SAL – 29/8/2013