segunda-feira, 9 de março de 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - HOMENAGEM DE SERIDIÃO MONTENEGRO, COM DESTAQUE PARA SUZANA RIBEIRO





No Dia Internacional da Mulher, a minha homenagem e a da Academia Fortalezense de Letras a todas as mulheres e, em especial, às nossas confreiras, e às esposas e filhas dos confrades. A história nos traz o testemunho mais verdadeiro da luta das mulheres pela conquista da liberdade e da igualdade com os homens. No curso dos séculos, com muita tristeza, vamos nos deparar com o relato do sofrimento das mulheres, vítimas da crueldade, da humilhação, dos maus tratos, da submissão forçada aos homens, da discriminação e de sua colocação em posição de inferioridade, no seio da família e da sociedade. Nos dias de hoje, infelizmente, o ódio continua gerando, no Brasil, um crime de feminicídio a cada sete horas.

É admirável que, num mundo tão hostil, muitas mulheres, enfrentando oposição e opressão sistemáticas, geradas por costumes retrógrados, religiões machistas e leis iníquas, tenham empunhado a bandeira da liberdade e da igualdade e, com a força da coragem e do heroísmo, tenham se rebelado contra a tirania dos homens e se destacado, fazendo cintilar a chama da esperança de superação desses absurdos. Nos registros históricos, vamos encontrar a relevante atuação de algumas mulheres que deixaram e continuam deixando a marca de suas personalidades, nos mais diversos campos de atividade, destacando-se dentre muitas: Joana D'Arc, Marie Curie, Rainha Vitória, Sóror Juana Inês de la Cruz, Clara Schumann, Madre Teresa de Calcutá e Indira Gandhi. No Brasil, a Imperatriz Leopoldina, Nísia Floresta, Anita Garibaldi, Princesa Isabel e Irmã Dulce. No Ceará, Rachel de Queiroz, a heroína do Crato Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Alba Frota, Violeta Arraes, Heloísa Juaçaba, Maria da Penha, Angela Gutiérrez e a nossa saudosa e inesquecível Suzana Dias Ribeiro, que partiu hoje para a eternidade.

Que o nosso país desperte desse pesadelo e, sob o império do amor, da compreensão, da tolerância e da amizade, possamos viver em um mundo em que homens e mulheres sejam incansáveis defensores da paz e da harmonia entre todos.

Feliz Dia Internacional da Mulher!
Seridião Correia Montenegro
Presidente da Academia Fortalezense de Letras
8/3/2020