quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

COISAS DA FORTALEZA ANTIGA





BAR ACADEMIA
(Januário Bezerra)

É verdade que não alcancei a Fortaleza da época em que a lagoa de Jaçanaú, por exemplo, resplandecia em todo o seu brilho tropical, ungido pelas náiades a encher de flores os cajueiros, ipês e carnaubeiras, pondo em destaque, dentre as demais árvores, o seu viço e a sua riqueza. Não alcancei, é claro, a Luizinha que ali, nas palavras de Tristão de Alencar Araripe Júnior, mirou-se por mais de uma vez na linfa pura enamorando-se das próprias perfeições, e, por ventura não contente de si, endireitou o talho do cabeção, tornando a olhar-se, rendida então à própria formosura, que a nenhum exímio artista já foi dado esculpir.
É claro que não dividi o espaço urbano com o João Maciel da Mata Gadelha, conhecido em Fortaleza por João da Mata, famoso amanuense, que habitava, há anos, no Trilho, uma casinhola de porta e janela, cor d’açafrão, com a frente encardida pela fuligem das locomotivas que diariamente cruzavam defronte, e donde se avistava a Estação da linha férrea de Baturité.
Tampouco cheguei a tempo de viver a Fortaleza religiosa que lia O Nordeste – jornal da Arquidiocese – e se retirava das salas de projeção cinematográfica nos momentos em que eram projetadas cenas mais fortes, principalmente ligadas ao sexo, apesar de a mulata Cyres Braga ter sido a inspiradora dos sonhos poéticos e eróticos da meninada do Liceu nos anos quarenta. Era a mesma Fortaleza que teve em Nadir Papi de Sabóia a grande dama capaz de lhe assegurar uma diretriz cultural, à altura de superar as inconsequências chiques daqueles encontros em clubes ou em residências de luxo, tudo como nos dá conta Blanchard Girão, em Sessão das Quatro — Cenas e Atores de um Tempo mais Feliz.
Pude vivenciar, no entanto, na província sobrevivente a uma Belle Époque que tanto amor e carinho despertou nos filhos e amantes da terra onde Milton Dias, João Jacques, Juarez Leitão mostraram o seu talento superior, – pude participar da camaradagem que é também traço identificador da irreverência do homem cearense.
Refiro-me à academia que por muito tempo funcionou na Avenida Tristão Gonçalves, entre as ruas Guilherme Rocha e São Paulo. Não era nenhuma sucursal da Instituição hoje sediada no antigo Palácio da Luz, e cuja cadeira número um é consagrada a Adolfo Caminha. Tampouco foi precursora das várias academias que aí estão a disputar, a ferro e fogo, os entusiasmados neopraticantes do fisiculturismo, que tanto mais induz a preocupação com o volume dos músculos corporais quanto mais leva a esquecer o conceito e a função de neurônio.
A academia de que falo teve inspiração nas origens do teatro grego, no canto coral de caráter apaixonado (alegre ou sombrio), constituído de uma parte narrativa, recitada pelo cantor principal, ou corifeu, e de outra propriamente coral, executada por personagens vestidos de faunos e sátiros, considerados companheiros do deus Dioniso, em honra do qual se prestava essa homenagem ritualística. A rotina funcional da instituição poderia até não refletir, pari passu, a motivação inspiradora; creio, entretanto, ter sido exatamente o fervor dionisíaco a mover o poeta Caio Cid na iniciativa de mandar gravar, na placa de identificação da Mercearia Três Marias, a palavra Academia entre parênteses.
Desconfio, ou melhor, tenho quase toda a certeza de que, para tão grave decisão, o poeta da Pacatuba se fez assessorar por um outro aedo, igualmente de fecunda inspiração – o pernambucano Rogaciano Leite, que certa feita, na Cidade do Rio de Janeiro, acometido de paixonite aguda, compôs a letra de Cabelos Cor de Prata e a fez chegar às mãos de Sílvio Caldas, que se encontrava quatro mesas à frente e musicou o poema, depois transformado em clássico do cancioneiro nacional.
Mas as sessões da nossa academia eram levadas a efeito em local reservado exclusivamente aos celebrantes, e o acesso ao quadro social se fazia necessária e alternativamente pelos critérios de indicação ou estágio. Ao estagiário, era prescrito o interstício mínimo de dois anos ao pé do balcão, após o que o Presidente de Honra o promoveria à condição de cliente, se antes não fora jubilado para amargar, por todo o sempre, a pecha de freguês.
Outra atribuição que o Presidente de Honra tomou a si e parecia deixá-lo muito satisfeito era a divulgação das crônicas e poesias assinadas por seus clientes. Lembro-me bem do entusiasmo com que ele afixou na parede um quadro com o soneto PARÁFRASE (De um motivo chinês, do livro “Flauta de Jade”) adiante descrito, da lavra de Caio Cid:

Maldigo a chuva, bárbara e insistente,
Que tamborila sobre o meu telhado;
Maldigo o vento mau, impenitente,
Que deixa meu jardim todo esfolhado.

A sós, junto à lareira. De repente,
Surge na porta o teu perfil amado
E vens ficar, modesta e sorridente,
Cabelos soltos, trêmula a meu lado.

Bendigo então a chuva, que te obriga
A despir, com pudor, ó minha amiga,
A roupa que em teu corpo se enregela.

E bendigo, depois, o vento frio
Que entra na casa, em áspero arrepio,
E apaga a luz agônica da vela...

Do que foi outrora a nossa irreverente academia, também conhecida na cidade pela alcunha de Bar do Aurelino, nada mais existe. Notadamente agora, que a Câmara de Dirigentes Logistas – CDL e a Prefeitura Municipal foram acometidas da febre da demolição, sob inspiração do dito esforço de resgate do centro da cidade.
De qualquer maneira, justificado sempre foi meu sobrosso sentimental, despertado há quatro anos (ou mesmo antes), quando tiveram início as obras de implantação do metrô, que deverá ficar pronto sabe Deus quando, nesta terra sem memória e que faz questão de não se lembrar.