sábado, 25 de março de 2017

ANA PAULA DE MEDEIROS APRESENTA LIVRO - "DOCÊNCIA, SABERES E PRÁTICAS"


Gostaria de iniciar destacando a grande alegria que senti pelo convite que me foi feito para apresentar a obra DOCÊNCIA: SABERES E PRÁTICAS, organizada por Francisco Ari de Andrade, Alba Patrícia Passos de Sousa e Dayana Silva de Oliveira. O livro apresenta aos leitores do mundo acadêmico e amantes dos assuntos educacionais, um acervo muito interessante de artigos científicos que abordam a docência em sua dimensão teórico-prática.
Essa especificidade da obra remete-me ao pensamento de Adolfo Vasquez, o qual assevera que “A teoria em si não transforma o mundo”. Tal assertiva nos leva a refletir sobre a necessidade da ação e da existência do homem como ser ativo dotado de intenções reais e efetivas para desencadear a verdadeira transformação no mundo. É certo que o papel da teoria é de servir como embasamento, como pano de fundo em que se efetiva a prática. Sem a assimilação da teoria, a prática pode resumir-se em atividades anacrônicas e assistemáticas, não contribuindo significativamente para a real transformação da realidade.
A ontologia de Heidegger esclarece que estamos no mundo, e o mundo é mais velho que nós, e que somos capazes de dar sentido a ele, conhecê-lo e transformá-lo. É nessa lógica que entendemos o propósito dessa coletânea, que se oferece ao leitor para potencializar seus conhecimentos acerca da busca da essência do Ser professor como alguém que, transformando o outro, transforma-se a si mesmo.
O livro compõe-se de um volume com 326 páginas, graficamente bem apresentadas com editoração da CRV Editora, ano 2017. O conteúdo traz 23 artigos de professores e pesquisadores da UFC e de outras Instituições de Ensino Superior brasileiras, estudantes de graduação e de pós-graduação da UFC e professores da rede pública do Ceará e de outros estados. Apesar da ampla diversidade de perfis dos autores e da abordagem da docência nas mais variadas áreas do conhecimento, os artigos apresentam uma característica comum: a tônica do alinhamento teórico-prático na essência de cada texto.
Ao longo da leitura, o leitor encontrará reflexões sobre a interação entre a educação formal e a não formal, sobre formação de professores, evasão escolar, gestão do estágio supervisionado, juventude, currículo, educação inclusiva e educação para o desenvolvimento sustentável, além de um amplo acervo de artigos que tratam de reflexões teórico-práticas na educação infantil e no ensino fundamental com destaque para as áreas da Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Música e Religião.  
Na discussão dessas temáticas, os autores buscam reforçar que a prática docente deve ser essencialmente pedagógica. De acordo com Libanêo, “[...] o que define algo – um conceito, uma ação, uma prática como pedagógico é a direção de sentido, o rumo que se dá às práticas educativas”. Assim, o que vai, então, orientar a prática docente é a Pedagogia, a qual está bem definida nas palavras de Gaston Mialaret como “[...] uma reflexão sobre as finalidades da educação e uma análise objetiva de suas condições de existência e de funcionamento”.
A Pedagogia, assim entendida, é, portanto, a teoria norteadora da prática educativa.  Dessa forma, a prática docente deve estar orientada por uma teoria que possibilite aos alunos, mediante suas próprias forças intelectuais e práticas, o domínio de conhecimentos, habilidades e convicções, com o objetivo de promover uma leitura crítica da realidade. Desse modo, a docência se efetiva adequadamente quando tem uma pedagogia que orienta a prática para uma direção definida. Esse é um aspecto bastante presente nos artigos desta obra.
Na mesma direção dos teóricos contemporâneos, os quais recomendam que se eduque para a criticidade e a autonomia, está a essência de cada trabalho que compõe o livro. Libâneo recomenda que o trabalho docente na abordagem dos conteúdos deva ser conduzido de forma que “[...] auxilie os alunos no domínio sólido e duradouro dos conhecimentos, levando-os a ter pensamento autônomo, coragem de duvidar e interrogar a realidade e capacidade de dar respostas criativas a problemas práticos”.
              A ação docente, vista por este ângulo, remete ao seu caráter intencional e à reflexividade que é bem definida por Pérez Gómez como “a capacidade de voltar sobre si mesmo [...], de utilizar o conhecimento à medida que vai sendo produzido, para enriquecer e modificar não somente a realidade e suas representações, mas também as próprias intenções e o próprio processo de conhecer”.
É assim, no intuito de provocar essas reflexões no leitor, que a presente obra se mostra ao público! Desfrutemos, pois, sua leitura!
Muito obrigada!

                                                         Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Faculdade de Educação – FACED/UFC

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