segunda-feira, 29 de outubro de 2018

LEIA EXCELENTE ENSAIO DO PROFESSOR PAULO LOBÃO




A SOCIEDADE DE CANSAÇO E A POÉTICA 
DA CONTEMPLAÇÃO DE HORÁCIO DÍDIMO

Paulo Lobão

As formas de violência multiplicam-se na sociedade contemporânea, roubando do homem o direito à existência plena. A opressão assumiu uma condição singular: a violência neuronal. Byung-Chul Han, importante filósofo contemporâneo, realiza um lúcido diagnóstico, no ensaio Sociedade do Cansaço, sobre a face dessa irascibilidade dos novos tempos. Segundo o filósofo, a sociedade do século XXI não é mais a sociedade disciplinar, mas uma sociedade de desempenho. Também seus habitantes não se chamam mais “sujeitos de obediência”, mas sujeitos de desempenho e produção. São empresários de si mesmos” (Byung-Chul Han, p.22).   A arquitetura da violência neuronal vincula-se ao excesso de positividade, causando no sujeito a saturação e a exaustão extrema como consequência de uma estrutura organizacional de desempenho, a mais nova forma de dominação. Os infartos psíquicos, conforme assinala o filósofo, são sintomas dessa nova ordem. A locução verbal “posso fazer” traduz, de forma precisa, a as exigências da sociedade do desempenho, o que superaquece a nossa capacidade de realizar. A resposta negativa às imposições dessa sociedade constitui um monumento ao fracasso, incutido por um conceito de negatividade, tornando o indivíduo refém do desempenho a ele exigido. Fracassar é um verbo estranho ao pensamento que ordena esse mecanismo de dominação. Assim a opressão vem de dentro, de uma autosabotagem. Quem não for capaz de atender as demandas sofre um processo de marginalização, pois a expressão maximização de resultados é o axioma que se instalou na cabeça do homem contemporâneo, arrancando-lhe o tempo de existir. Adoece-se por não se saber mais empregar o advérbio de negação “não”; morre-se por se dizer sempre sim ao não. Instrumentos de resistência a essa condição imposta pela sociedade do desempenho parecem escassear. A virtuose da contemplação, elemento fundamental para a construção da consciência, é um poderoso mecanismo para escapar desse labirinto alucinante. E sim, a literatura certamente é um território de resistência. Tome-se como exemplo a poética de Horácio Dídimo. Impregnada de um lirismo de contemplação, a poesia Horaciana revela-se como literatura humanizadora, atravessada pela esperança, permitindo ao homem uma imersão no silêncio que grita na comunicação dos arranjos linguísticos empregados pelo poeta. É uma poesia iluminada, provocadora e epifânica, construindo um grande repositório da existência. Some-se a toda essa inclinação reflexiva a inventividade formal, dialogando com as diferentes formas estéticas, o que lhe confere contemporaneidade, mas sem que lhe escape esse olhar mais profundo para nossas entrâncias e reentrâncias. Constrói-se, portanto, um caleidoscópio literário, firmado por seus inventos poéticos. Há um transbordamento da linguagem, cujo resultado é original e inusitado, permitindo ao poeta um livre trânsito entre as diferentes vertentes da poesia: desde as reflexões sobre o fazer poético até as inclinações surrealistas. A obra A palavra e a Palavra ilustra, de maneira contundente, as experimentações horacianas, definindo o poeta não apenas como um representante da moderna poesia brasileira, de clara adesão concretista, mas também como um poeta que consegue alcançar, por meio dos versos que escorrem de seus dedos, as dimensões mais profundas da alma humana, ressignificadas pela palavra divina, gerando a importância da espiritualidade frente à lamina cortante de uma nova ordem sosical que decepa sonhos e “declara à vida guerra”.  Não se esqueça aqui do pleno domínio do poeta no que concerne às possibilidades da gramática na sua riqueza polimórfica e plurissemântica, extraindo da dureza dos substantivos perfilados a dor de estar emparedado, representada pelo desespero de um murro e de um grito, resultante de desdobramento da palavra nas suas possibilidades estruturais e significativas. Observe o poema:

o emparedado

muro
muro
muro
muro
muro
(...)
muro m(urro)

A decomposição mórfica de um substantivo em suas unidades gráficas e fonéticas também serviu ao poeta como representação simbólica de uma existência efêmera, evocando no leitor uma consciência sobre esses tempos nebulosos. A analogia imagético-verbal aproxima a parca existência ao consumo do cigarro. A fumaça é o elemento representativo em contiguidade semântica com a vida frágil e fugaz. A severidade do tema ganha certos contornos de ironia no consórcio significativo entre os vocábulos “cinza” e “sarro”.  Se por um lado o sarro é a crosta marcante após o consumo do cigarro, por outro pode representar o ato peremptório de divertir-se de outrem.

a fumaça

cigarro
cigarr
cigar
ciga
cig
ci
c
cinza
sarro

A concisão da linguagem, uma conclusão unânime de ensaístas sobre a poética de Horácio Dídimo, fundamenta-se num elaborado e sofisticado domínio no manejo das potencialidades das palavras, arrancando-lhes possibilidades, às vezes impensadas, provocando no leitor contemplativo as mais inusitadas e lúdicas surpresas linguísticas e envolvendo-o no encantamento do fazer poético. No processo de substantivação dos termos “pouco” e “muito”, por meio da derivação imprópria, o poeta sentencia que a lição é dura, embora sensível: a importância do suficiente numa sociedade dos exageros e da extremada positividade. Assim, o termo “pouco”, de claro valor indefinido, ganha uma lógica de pretensa precisão, sofrendo uma ressignificação semântica ao apresentar a ideia da suficiência. Observe os versos:

o pouco pode ser o muito
disfarçado

             A poesia de Horácio edifica e renova as convicções humanas. Nessa “Roda viva” do cotidiano, em que caminhamos para as lonjuras do destino, a poesia de Horácio se impõe como mediadora da esperança em um mundo quase desesperado, resgatando-nos dos abismos da descrença e da negatividade, constituindo-se num espaço de contemplação e descobertas em meio a essa sociedade do cansaço de que nos fala Byung-Chul Han. É uma poesia engenhosamente arquitetada; uma grande festa da linguagem artística em suas formas, cores, texturas, sentimentos e reflexões. Essa comunhão mágica realiza-se pela plenitude lúdica da palavra. Eis o poeta da palavra que desfila densidades no exercício da inventividade; eis o poeta que retira do intervalo entre a palavra no papel e o silêncio da leitura as razões do seu ofício: aliviar o peso do mundo que acreditamos carregar.

Bibliografia
DÍDIMO, Horácio. A palavra e a Palavra. Fortaleza, Edições UFC, 2002.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.