quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ENSAIO - POR VIANNEY MESQUITA



ESTESIA DA COMPOSIÇÃO – Professor Maurício Moreira, estilista da palavra

Vianney Mesquita*


Um monte de livros não vale um bom mestre (Provérbio chinês).

De conformidade com a taxinomia consagrada nos compêndios de versificação, como a própria denominação tenciona indicar, o verso decassilábico é aquele que encerra dez sílabas métricas, contadas do seu início até o último grupo de fonemas, e constitui, em conjunto com outras estâncias poéticas, à extensão de seu nome, o poema decassílabo ou decassilábico.
Na Poética, convém repetir por, ser oportuno, a contagem das sílabas consonadas não coincide com a dos iguais conjuntos de letras gramaticais, não apenas pelo fato de se ir até a tônica derradeira, porquanto há outros elementos a considerar – conforme evoca Sânzio de Azevedo, no seu admirável  Para uma teoria do verso (Fortaleza: Edições UFC, 1997).
De igual modo ocorre com os metagramas, palavra do léxico da Retórica – representativa do desvio da correta composição fonética vocabular, admitida em virtude da métrica e da estética poética – bem como outros elementos figurativos responsáveis, complementariamente, pela formosura da poesia.
Em virtude desta não concordância silábica da composição ordinária com a elaboração poemática em todas as suas classificações e tendências de afiliação, talvez não seja de todo inócuo refrigerar a memória do leitor para um fato de relevo.
Reporto-me ao emprego, quando da estrofação, das diversas resoluções figurais de adição, subtração e fusão silábicas, como apócopes, síncopes, sinéreses etc, antes que ele, equivocamente, ache de argumentar que o número de ictos (acentos fortes incidentes sobre determinada sílaba de um pé) está defeituoso, porém admiravelmente correto e distinto e nobre e vigoroso – conforme as qualificadas composições enfeixadas neste volume póstumo (Expressões de uma Vida Fértil) do enorme poeta e desmedida personalidade intelectual e humana que foi o Professor Maurício Moreira.
No Brasil e, quiçá, em outros pagos lusófonos, o decassíliabo é, ainda, bastante apreciado, a despeito do prestígio modal e da necessidade de atualização diacrônica das produções modernas em verso branco, aliás também exercitadas com perfeição pelo Autor comentado, em pleno fastígio do Modernismo no Brasil, alguns pares de anos após a histórica Semana da Arte Moderna, em fevereiro de 1922.
Rogo vênia ao meu leitor a fim de reproduzir, a modo de exemplo, um soneto decassilábico, oferecido a um garoto filho de um amigo, o qual, à semelhança de Bilac (este dodecassílabo, como veremos à frente), tem nome decassilábico perfeito – Lucas Vinicius de Carvalho Cruz.
FATO ALVISSAREIRO

Janeiro, dia doze deste mês,
A mãe, dona Rejane trouxe à luz,
Em decassilábico português,
Lucas Vinicius de Carvalho Cruz.

Segundo originário do casal,
Broto gentil, da união mais bela,
Pois que havia anos – bom sinal !
Houvera já surgido Rafaela.

Desta cepa de Cruz e de Carvalho,
Com o nome de Médico Evangelista,
Nasce o sarmento cuja estrela brilha.

E este garoto de elegante talho,
De Régis procedente, encerra a lista
Em arremata à festa da família.

Malgrado o citado moto modernista haja quase desterrado a forma soneto das publicações brasileiras, ao ponto de Cassiano Ricardo lobrigar nesta configuração provençal antiga o antes pandêmicoSonetococcus brasiliensis” (AZEVEDO, opus citatum) – esta grade fixa de catorze versos (dois quartetos e dois trísticos) jamais deixou de ser cultuada entre nós, tanto pela cadência, musicalidade e outros componentes estéticos de seu uso, quanto pela relativa facilidade de compô-la, hajam vistas a fixidez e a imutabilidade do seu arranjo estrófico siciliano, somente à espera de quem, com alguma inspiração e certo conhecimento do léxico – dirão alguns – lhe recheie os espaços.
Sânzio de Azevedo, em Otacílio Colares e a Coroa de Sonetos (Fortaleza: Edições UFC, 1985), remete o leitor ao também seu O Soneto Moderno (In Poesia de Todo o Tempo. Fortaleza: Edições Clã, 1970), onde se refere ao redisciplinamento poético e recuperação de antigas composições, por parte da Geração de 1945, entre as quais se encontra o soneto, conforme adiantamos há pouco, “[...] quase banido da literatura nacional, ao ponto de, em 1930, a coletânea de Andrade Murici A Nova Literatura Brasileira não abrigar um só desses poemas de forma fixa”(AZEVEDO, ID.IBIDEM), como se nota, no começo da produção de Maurício Moreira, em parte publicada no seu livro ora sob comento. Ele próprio, bem se vê, aggiornou-se, compondo peças de rara beleza modernista, como Saudade e Calor e O Ébrio, nas quais comprova, de sobejo, sua adesão ao ímpeto artístico de 1922, com insuperável aptidão plástica.
Em estudo acerca da obra do escritor piauiense Santiago Vasques Filho, Folhas Mortas. Sobral: Edições UVA, 2000), eu expressava que a ideia de “[...] regeneração dos padrões fixos, certamente aqui operada com a assistência da Geração 1945, teve efeitos em poetas mais novos [...] (MESQUITA, Vianney. Fermento na Massa do Texto.Sobral: Edições UVA, 2001), como, certamente, ocorreu com Maurício Moreira, a julgar pela manifestação de sua atualidade literária expressa nas duas composições retromencionadas, sitas na III Parte daquele volume.
A forma do redondilho maior (ou verso de arte menor, que é o setessílabo, hetero ou homorrítmico), com segurança, é a mais empregada em todas as correntes estéticas, maiormente porque esteia grande parte das composições populares do Nordeste do Brasil, não deixando, também, de ser aplicada na feitura do sonetilho – mesma grade dos demais polissilábicos, mas com apenas sete ictos em todos os seus catorze versos – e outras composições classificadas.
Certamente, logo após essas estâncias – de aplicação profusa na nossa literatura de cordel – é o decassílabo, ou verso heroico, o mais apreciado, no Brasil, em particular. Noventa e quatro sonetos nesta feitura fazem parte do volume a que se dedicam estas notas, em seleção procedida pela família do autor que, aliás, demonstrando o equilíbrio e a felicidade sem igual do seu grupo sociológico primário, a este alude, na maioria das suas cadenciadas e belíssimas composições, fato demonstrativo do aparato intelectual deste professor, que fez história em Sobral, onde viveu muito boa parte do seu tempo corporal, semeando o conhecimento e fazendo o bem aos seus circunstantes, perpetuando seu exemplo per omnia tempora.
Relativamente ao chamado verso alexandrino, com o qual Maurício Moreira brinda o leitor em catorze composições no seu livro, este se refere ao poema dodecassilábico, pelo qual, dentre outras razões, restou conhecido e popularizado o poeta parnasiano Olavo Bilac, exatamente em razão de o seu nome completo modelar um “alexandrino perfeito”, com os doze acentos deste verso – Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac – a igual do ocorrente com o menino,”decassilábico perfeito”, Lucas Vinicius de Carvalho Cruz, há pouco mencionado.
O soneto alexandrino, geralmente com cesura na sexta sílaba (como em Martins) e na décima (Bilac), indicando a divisão rítmica (hemistíquios) no caso do alexandrino clássico, pode também, por modificação procedida pelo Romantismo, trazer acento noutras sílabas.
Consoante informação de domínio público, a ideia da denominação – alexandrino – apareceu no século XII, nas canções da gesta francesa, de modo que o nome procede do título do poema, ou até da alusão ao seu autor, Alexandre de Bernay (ou de Paris), trovador, o qual estruturou a composição O Romance de Alexandre, em doze pés, dando origem aos versos com tal medida.
Conforme é dado ao consulente verificar, é admirável o veio do Autor, ao expressar-se nesta craveira compositiva, a qual solicita,  como o fazem (porém, menos) outras medidas poéticas, total império do metro e senhorio amplo do assunto a ser coberto, geralmente evocando elementos figurais das Artes, da Filosofia e das Ciências em geral e invitando fatos e feitos da História e de suas personagens, o que exige, mencionando ideia de sociólogos, como Pierre Bourdieu, v.g., o máximo de capital cultural possível.
Na Parte III, há uma seleta de composições em língua-prosa, vazadas em faustoso, porém frugal, Português, mesmo no tempo em que foram escritas, desenlaçadas da fastienta mania verborrágica, dos substantivos e verbos excessivamente enfáticos, dos adjetivos sobejantes e das circunlocuções que, via de regra, aportam no truísmo tautológico, traduzindo perfeitamente a paulificância da elocução.
Fácil é divisar, na grandiosidade estética do Professor Maurício Moreira, sua preocupação diacrônica em atualizar os valores históricos da Língua, para não mostrá-la arteriosclerótica aos seus teúdos e manteúdos culturais. Basta, por conseguinte, se ler seus escritos, do final dos anos 1930, para comprovar o zelo elocutório, o desprezo pelos modismos e o gosto estético nos seus propósitos comunicativos, o que só é possível àquele que entesourou, de estudo, as gemas valiosíssimas do preparo intelectual que preside ao mister do extraordinário docente que foi, mas cuja obra professoral contém desdobramentos e haverá de ser irradiada para todo o sempre.