quarta-feira, 6 de maio de 2015

LANÇAMENTO DE POLICROMIAS _ 8º VOLUME


Como parte das comemorações dos 45 anos de fundação da AJEB, aconteceu, no dia 14 de abril de 2015, o lançamento do oitavo volume de Policromias, Antologia da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB/CE.

O evento teve lugar nas dependências da Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará, ADUFC, a nós, gentilmente, cedido.

O livro e seus autores foram apresentados pela Escritora, Professora e Mestre Ana Vládia Mourão (ao centro), que disse palavras enaltecedoras a respeito da nossa AJEB e dos autores do livro.

Ocorreu, também, a premiação do VI Concurso Literário Professora Edith Braga.

Foi um momento de regozijo para nós, que fazemos a Coordenadoria da AJEB-Ceará, com o total apoio de nossa Presidente Nacional, Daisy Buazar (SP).

O Cerimonial esteve sob a direção do Jornalista Vicente Alencar e a parte artística sob o comando do músico Robston Medeiros.


As palavras de agradecimento foram proferidas pela ajebiana Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Professora, Mestre e Doutora da Universidade Federal do Ceará.

               
Alguém já afirmou que não há exagero mais belo do que o exagero da gratidão. Arrimados nesta assertiva, não temos, então, o menor receio em exagerar na nossa gratidão, nesta noite soberbamente plena do aconchego humano.
               A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB – chega hoje aos seus quarenta e cinco anos de fundação. Não nos alongaremos sobre a sua história, uma vez que já foi explanada pelo nosso cerimonialista. Mas, como a noite é dedicada ao saber agradecer bem, não poderíamos deixar de louvar a atitude da jornalista e escritora Hellê Vellozo Fernandes que, lá nas terras paranaenses, há justos 45 anos, implantou a nossa querida entidade, que, aqui, no Ceará, encontrando o apoio e a determinação de Nenzinha Galeno, passou à história como a primeira coordenadoria estadual a ser fundada no Brasil, após a do Paraná. A elas, pois, a nossa gratidão.
               Policromias, em seu oitavo volume, chega-nos então como uma multiplicidade de cores humanas, ao todo, trinta e dois participantes, com seus mais múltiplos matizes, concentrados nessa aquarela sob as tonalidades de variados estudos sobre escritores daqui e de outras terras.
               E é, misturados a essa multiplicidade de cores, que continuamos a demonstrar a nossa gratidão. E o fazemos, penhorados, à Associação de Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC), Casa que nos acolhe, hoje, com simpatia. Em segundo lugar, a nossa gratidão à professora, mestre e escritora Ana Vládia Mourão que, em meio aos seus múltiplos afazeres, generosamente, acolheu nosso pedido e, com sua inteligência de mestre e sensibilidade de poeta, aceitou apresentar esta nossa Antologia, o que o fez, como bem o sabe: com propriedade, beleza, conhecimento e experiência no fazer literário. Gratos somos, do mesmo modo, à família de nossa inesquecível Sócia Honorária, Ebe Braga Frota, por nos ter proporcionado, com a agradável tessitura de sua generosidade, a realização do VI Concurso Literário Professora Edith Braga, cujos vencedores, aqui, louvamos e aplaudimos.
               E mais, nossos agradecimentos a esse gênio das artes gráficas, Carlos Alberto Dantas, pela beleza de sua policromizada tela, que constitui a capa da nossa Antologia. Agradecimentos ao Dorian Filho e a toda a equipe da RDS Editora, pelo esmero do projeto gráfico e pelo carinho com que sempre fomos tratados. Nosso agradecimento vai também para os participantes deste Policromias, hoje em seu oitavo volume, com suas belas peças literárias.  E agradecemos a presença dos insignes presidentes de entidades literoculturais, bem como aos queridos familiares e convidados, que aqui vieram adicionar mais colorido à nossa festa policrômica. Agradecimentos a todo o quadro social da AJEB: as efetivas, os colaboradores, os beneméritos e os honorários, e, de modo especial à nossa presidente, Nirvanda Medeiros, pela substancial colaboração dada a este evento. Agradecemos, outrossim, ao jornalista Vicente Alencar, pela segura condução do cerimonial. E o nosso muito obrigada a esse artista ímpar, Robston Medeiros, que nos encanta com sua preciosa arte.
               E, ao final, a homenagem maior à nossa amada AJEB, pelo transcurso do seu quadragésimo quinto aniversário de fundação.

                                                                Muito Obrigada.

CONFIRA AS FOTOS