quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jose Telles e sua Poesia Vigorosa - por Giselda Medeiros


                   Não é à toa que se diz estar a arte sempre a apontar para possibilidades cada vez mais renovadas de vida, ao propiciar a criação de pontos de vista sobre o mundo e sobre o homem que, num impulso lúdico de sua criatividade torna-se senhor de sua imaginação assumindo sua intrínseca dimensão humana.
              Este posicionamento nos acerca a propósito da leitura do mais recente livro de poemas assinado pelo escritor-médico José Telles. Inegavelmente, O Lacre do Silêncio (Fortaleza: Edições Sobrames, 2004), em belo projeto gráfico de Geraldo Jesuíno, chega até nós extasiando-nos os sentidos.
              A partir do título, já se descortina a vocação plural de que é possuidor José Telles para a construção do seu universo poético, no qual o homem com suas dúvidas, angústias, medos, perdas e outras dores ontológicas parece sucumbir ante o inevitável. No entanto, carregando o sonho como sua tocha olímpica, ele segue, qual Quixote, a duelar com seus fantasmas para a vitória do amor e do sonho, que são o canto inaugural do universo poético de José Telles. Comprovemo-lo: Tentarei meu último sonho / sem o vexame das horas / (...) / Serei pérola na porcelana do teu corpo / e madrugada na lâmina da tua aurora. (“Tempo e Espera”)
              O tempo, esse construtor/demolidor de tudo, também é motivo das divagações metafísicas do Autor. Destaque-se, porém, que José Telles não se apavora ante a voracidade  de sua famélica boca, antes vive o momento em toda a sua potencialidade de relação com o mundo e com a natureza. Todo ele é dinâmica de procura, templo de encontro, liberdade transcendente. Vejamos: lágrimas impressionam meu disfarce / na varanda do tempo uma chuva faz memória. (“Disfarce”); De semita tenho o norte e as areias do mundo / mas procuro terras pra viver. (“Viajor da Lama dos Infernos”); No bonde dos sonhos / pedaços de dor ainda viajam comigo / e lágrimas acumuladas / são lâminas que se afiam cortando tempo e vingança. (“Vingança”); O tempo me marca com o rigor do mistério, / a vida se espalha e congela meu delírio. (“Delírio”); O tempo em minha pele / é um tempo flácido e vencido. (“Ária de Amor ao Tempo”); Existo? Ou assisto minha ausência sendo eu? (“O Ser e o Nada”).
              Amante e amador, por natureza, e tendo aprendido de Cecília Meireles que O destino de quem ama / é vário, / como o trajeto do fumo /, José Telles vivencia o amor em toda a sua plenitude, antes que o silêncio ponha o lacre definitivo em sua vida. E ele sabe que o grande dia é o hoje, o agora. Em razão disso, o amor o leva a preferir a lua a qualquer outro estrelato, e se faz gâmico e poligâmico, mas cultua a escolhida, porque entende estar em trânsito por trás do seu espelho. E arremata em “Cicatrizes”: duro é esse gosto de nada / e o ritmo morto das coisas.
              A amada é o cálice em que o poeta extravasa o vinho de seu erotismo para o brinde a dois. E, assim, derramado numa “Saudade Líquida”, o poeta desperta-nos a sensibilidade, ao cantar: Em parceria sou uno / a dois sou espelho / devasso lábios e mucosas / em beijos de lama e sexo / tua boca bóia em minha boca / e de tocaia / beijo tua alma / teu corpo desafio / espelho / espalho-me / saudade líquida. Atente-se para a carga plurissignificativa do belíssimo “achado” poético saudade líquida.
              Desse modo, sai o poeta (des)afiando dores: a dor medeia a flor e cresce salgando a terra; silêncios: Sou o silêncio / que incomoda vizinhos; angústias: Quero sair por aí... / exibindo minha angústia / na tatuagem que pula o muro do vizinho; medos: O medo / espiava da janela querendo paisagem; solidão: Nas celas / o sol penetra em retângulos / e encontra o ângulo da dor; saudade: Mas sem aquele flanco de saudade, que dor me restaria?; fome: No meu relógio de pedra / a fome é um silêncio que cai na boca dos mortos; rugas: Minhas rugas / são fantasias da minha alma, /.../ elas não são cicatrizes, / são árias de amor e paisagem / no armorial do corpo; e a morte, tratada sob o viés do seu característico bom-humor: Às vezes / a morte me chama / eu faço que não escuto / mas quando / chamo por ela / vai atrás doutro defunto..

              Enfim, resta-nos aplaudir a poesia vigorosa de José Telles, com a alma agradecida, leve e feliz, por nos ter propiciado esse momento infinito de estesia, esse penetrar em seu universo onírico, no qual a palavra, trabalhada sob metáforas bem construídas, oferece-nos imagens e paisagens ligadas por relações, via de regra, distintas da lógica e da casualidade, o que sói acontecer com os verdadeiros artesãos da arte.  

Giselda Medeiros

(in: "Crítica Reunida")