terça-feira, 9 de setembro de 2014

ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS COMEMORA SEUS 120 ANOS DE EXISTÊNCIA


A comemoração dos 120 anos de existência da Academia Cearense de Letras teve início com uma missa, celebrada na Igreja do Rosário, pelo Monsenhor Francisco Manfredo Ramos, imortal da instituição, também escritor e estudioso da obra de Santo Agostinho.
Em seguida, no auditório da instituição, houve a sessão solene, com a presença de Dona Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz; de Edson Queiroz Neto, superintendente da empresa Nacional Gás, e de Ricardo Pereira Sales, Secretário do Regional Centro, representando o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Durante a solenidade, a escritora e acadêmica Ângela Gutiérrez rememorou toda a história da Academia, fundada em 15 de agosto de 1894, sendo a primeira de seu gênero no Brasil. Ao final da solenidade, o presidente José Augusto Bezerra decretou abertas as inscrições do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura - 2014, para publicação de obras inéditas de autores cearenses.
Na ocasião, foram homenageadas várias personalidades. Com a Medalha de Benemérito, a ACL condecorou o Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza; Ivens Dias Branco; o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz; e Beto Studart.
Também foram agraciados com a Medalha Thomaz Pompeu os acadêmicos Murilo Martins, Pedro Henrique Saraiva Leão e Mauro Benevides.
Sobre a homenagem que recebeu, o Governador do Ceará, Cid Gomes, ressaltou a importância da ACL para a cultura cearense: “Fiquei lisonjeado com a honraria, pois a Academia Cearense de Letras é uma instituição mais que centenária. É um dever de quem pode, através de suas empresas, como vimos hoje que muita gente já o faz, apoiar essa instituição. Quem tem a responsabilidade pública também tem esse dever. Já de alguns anos, o Governo enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para custeio da manutenção da Academia. É uma instituição pública, filantrópica, então nada mais justo que o poder público colaborar com o seu dia a dia”, ponderou.

Foi uma noite inesquecível, em que o brilho das Letras se fez mais esplêndido.

HISTÓRIA ICONOGRÁFICA


GOVERNADOR CID GOMES E ACADÊMICA GISELDA MEDEIROS


OS AGRACIADOS


ANGELA GUTIÉRREZ EM SUA FALA ACADÊMICA


A MESA, PRESIDIDA PELO ACADÊMICO JOSÉ AUGUSTO BEZERRA


JORNALISTA MÔNICA SILVEIRA FAZ A COBERTURA DO EVENTO


CONVIDADOS EM TORNO DO DR. MURILO MARTINS


NÁDYA GURGEL COM  A ACADÊMICA GISELDA MEDEIROS


NÁDYA GURGEL E ACADÊMICO CID CARVALHO


CONCEIÇÃO SEABRA, WANIA DUMMAR E REJANE NORONHA


NÁDYA GURGEL, GISELDA MEDEIROS E ANA PAULA MEDEIROS


FERNANDA QUINDERÉ, CONCEIÇÃO SEABRA, ACADÊMICO JOSÉ TELLES E REJANE NORONHA


NÁDYA GURGEL, ANA PAULA MEDEIROS E VICENTE ALENCAR


MARIA LUÍSA BOMFIM, ACADÊMICA GISELDA MEDEIROS E JORNALISTA MÔNICA SILVEIRA 


ACADÊMICO LINHARES FILHO, SUA ESPOSA MARIAZINHA E NÁDYA GURGEL


GOVERNADOR CID GOMES E CONCEIÇÃO SEABRA


NÁDYA GURGEL, EVENDINA E ACADÊMICO HORÁCIO DÍDIMO



ACADÊMICA GISELDA MEDEIROS E REJANE NORONHA


JORNALISTA MÔNICA SILVEIRA ENTREVISTA ACADÊMICA GISELDA MEDEIROS 


A PLATEIA

Fortaleza, 28/8/2014
Academia Cearense de Letras
Evento comemorativo de seu 120º aniversário