terça-feira, 6 de maio de 2014

O "DIA DAS MÃES" - por Vicente Alencar (Presidente da UBT-FORTALEZA)




O Dia das Mães no Brasil é comemorado no segundo domingo de maio. Tem a mesma data, também, reverenciada neste mesmo dia na Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália, Bélgica e Estados Unidos, entre outros, totalizando 46 países, nos mais de 200 espalhados pelo globo.
Na Argentina a data é vivida no segundo domingo de outubro, e na Noruega, no segundo domingo de fevereiro. No Líbano, no segundo dia da Primavera e no México a 10 de maio. Na Suécia, no último domingo de maio e na Espanha e em Portugal  a mesma coisa. 

Esse dia causa alvoroço entre os comerciantes, pois lhes possibilita  grandes lucros, aumentando o amor filial e favorecendo a todos, de uma maneira geral.

Muitos dizem que o "Dia das Mães" passou a ser comemorado após a norte-americana Anna Jarvis, filha de pastores, homenagear sua Mãe, de quem ficou órfã em 1905
e passou a cuidar de uma irmã cega com muito amor.

Corria o ano de 1908 quando uma Missa foi celebrada no dia 10 de maio, na Cidade de Grafton, na Filadélfia. Dois anos depois, o seu Governo instituía oficialmente o "Dia das Mães" no seu território.

Porém é bom que se registre e todos saibam que, o "Dia das Mães" não  começou neste movimento. Ele já vinha sendo comemorado há muitos séculos.

Na Grécia antiga, já se comemorava o Dia de Rhea, a mulher de Chronus e a mãe de todos os Deuses. Alguns séculos depois em 250 a. C. Roma Antiga  comemorava, oficialmente, a festa anual de Cybele, com três dias de duração, e acontecia no mês de março.  Cybele, outra mãe dos deuses, para os romanos, e venerada por muitos e muitos séculos entre os latinos.

Aqui no Brasil, comemorações do "Dia das Mães" começaram no dia 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, numa iniciativa da Associação Cristã dos Moços, num movimento congregando à juventude gaúcha, incorporando-se  todos os outros após a primeira experiência.

Mas somente em 1932, precisamente, a data ganharia foro oficial quando o Presidente Getúlio Vargas sancionou o segundo domingo de maio como a data oficial para as comemorações em torno da homenagem.


Uma coisa é certa: nunca uma data foi tão merecida, mesmo sabendo-se que todos os 365 dias do ano são os dias das Mães, pois, nada é mais sublime que uma Mãe, em qualquer raça, em qualquer idioma, em qualquer lugar. Na terra e no céu, elas estão sempre conosco, seus filhos.