domingo, 24 de outubro de 2010

REFLEXÃO DA SEMANA


SER INTELIGENTE SAIU DE MODA?
"Que fazer para que A ALTA CRIAÇÃO INTELECTUAL , CIENTÍFICA OU ARTÍSTICA continue sendo mais importante do que a sola vermelha do último sapato desenhado por Christian Louboutin? Ou que o mais recente ENSINAMENTO ESPIRITUAL de Dalai Lama seja considerado mais valioso e intertessante do que o último escândalo de Paris Hilton?" (...)

"TALVEZ fosse o caso, lá (na Inglaterra) como aqui, de pressionar as autoridades para que comecem a afirmar que CULTURA e INTELIGÊNCIA são coisas boas, e delas a gente gosta. E procurar as verdadeiras razões desse perigosa inversão de valores que caracteriza nosso atual momento histórico, no qual os grandes são esquecidos e os medíocres são elevados ao olimpo dos deuses de curta duração."

(...) "Ou seja, não são mais os grandes escritores e compositores, os cientistas e filósofos, não mais os grandes empreendedores, nem sequer os megagaviões da bolsa de valores e dos bancons constituem OS PADRÕES DE SUCESSO E DE AFIRMAÇÃO SOCIAL A SEREM PERSEGUIDOS. A culpa deve ser atribuída , sobretudo, aos atuais modelos e cânones de "celebridade" que contribuem para bloquear os jovens, afastando-os (algumas vezes) do SUCESSO ACADÊMICO."
(Trechos da reportagem in REVISTA PLANETA - COMPORTAMENTO, outubro/2010).

Com desejos de Feliz Final de semana!
José Wagner de Paiva Queiroz Lima, psic/jorn/esc